Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/335
Título: O prequestionamento sob a ótica do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal.
Autor(es): Corrêa, Raphael Montalvão
Orientador(es): Garcia Neto, Paulo Macedo
Palavras-chave: Prequestionamento;Recurso de Terceiro;Superior Tribunal de Justiça;Supremo Tribunal Federal;Legalidade
Citação: CORRÊA, Raphael Montalvão. O prequestionamento sob a ótica do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal. Brasília, 2011. 81f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A diferença de tratamento dado pelas Cortes Superiores, mais especificamente pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), e pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ao prequestionamento é de grande importância para os operadores do direito, já que eles têm de saber como cada um desses tribunais lida com esse requisito para que o seu recurso – especial ou extraordinário - seja conhecido e julgado. Apesar de ser tradicionalmente visto como um requisito de admissibilidade constitucional implícito, ainda há divergências na doutrina e nos tribunais estudados acerca de seu conceito e de sua natureza jurídica. Esse instituto se torna ainda mais controverso quando se questiona a sua constitucionalidade e legalidade e quando ele é analisado no âmbito do AI 375.011 (por meio do qual o STF relativizou a necessidade do prequestionamento) e no âmbito de matérias de ordem pública e de recursos de terceiro. Busca-se no presente estudo debater o prequestionamento dentro dos temas apresentados acima (conceituação, natureza jurídica, constitucionalidade, legalidade, possibilidade de sua relativização e confronto com matérias de ordem pública e com recursos de terceiro), dando aos operadores do direito mais uma compreensão diferente sobre este tema.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Processual Civil no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/335
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Raphael Montalvão Corrêa.pdf656.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.