Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3407
Título: A efetividade da prestação do serviço de saneamento básico (fornecimento de água potável) na "ilha de Torotama" - Rio Grande/RS
Autor(es): Fernandes, Diogo da Silva
Orientador(es): Longo, Ana Carolina Figueiró
Palavras-chave: Saneamento Básico;Abastecimento;Potabilidade;Ilha de Torotama;Efetividade;Água Potável;Dignidade da Pessoa Humana.
Editor: IDP/EAB
Citação: FERNANDES, Diogo da Silva. A efetividade da prestação do serviço de saneamento básico (fornecimento de água potável) na "ilha de Torotama" - Rio Grande/RS. 45 f. Monografia de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Saneamento) Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: A presente monografia possui grande relevância social pois visa, através de uma análise bibliográfica em uma determinada localidade (Ilha de Torotama – Rio Grande/RS) analisar a efetividade acerca do fornecimento de água potável para pessoas dessa localidade que vivem, na sua maioria, em situação de vulnerabilidade social. A fim de facilitar o presente estudo, a estrutura do trabalho foi dividida em três momentos que são: Saneamento básico (Lei 11.445/2007), sua importancia no contexto da sociedade, a instituição do regulamento e alguns dos seus princípios. No Segundo momento coube analisar a Ilha de Torotama (localizada na cidade de Rio Grande no estado do Rio Grande do Sul) suas características, população, fonte de renda e a questão do fornecimento de água realizado pela CORSAN – Companhia Riograndense de Saneamento. No terceiro momento, com base nos argumentos doutrinários e na análise feita neste local, considera-se que o abastecimento/potabilidade realizado pela companhia estatal é efetivo pois a maior parte da população da Ilha de Torotama, independente de pagar pelo fornecimento de água potável, recebem em seus lares água tratada e de qualidade, sendo nesse caso em específico, consolidado o príncípio da dignidade da pessoa humana conforme preza a nossa Constituição Federal.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3407
Aparece nas coleções:Outras Especializações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - DIOGO FERNANDES.pdf300 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.