Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/345
Título: A aplicação do art. 806 do CPC na ação cautelar de produção antecipada de prova.
Autor(es): Oliveira, Thiago Leal de
Orientador(es): Ximenes, Julia Maurmann
Palavras-chave: Processo Civil;Ação Cautelar;Medida de Urgência;Tutela Inibitória;Antecipação de Provas
Citação: OLIVEIRA, Thiago Leal de. A aplicação do art. 806 do CPC na ação cautelar de produção antecipada de prova. Brasília, 2008. 56f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: As cautelares exercem um importante papel, o de proteger os direitos para que os provimentos jurisdicionais possam ser efetivos após todo o trâmite da ação. Juntamente com a antecipação de tutela, formam o que a doutrina considera como tutelas de urgência e vão reduzir os efeitos danosos que o tempo pode causar ao direito debatido. Esses provimentos têm cognição sumária, baseada na verossimilhança e não fazem coisa julgada material. A cautelar de antecipação de provas, prevista no Código de Processo Civil, tem como características a temporariedade, assim como as demais cautelares, e o fato de poder ser preparatória, ajuizada antes da ação principal. Essa cautelar, embora o nome fale em “produção”, na verdade não vai produzir a prova. Vai somente antecipar a prova para que não se perca e posteriormente seja produzida no juízo competente para julgar a causa principal. Ela se enquadra como cautelar já que assegura o direito da parte de produzir provas, protegendo a ação principal e, conseqüentemente, o direito que será julgado. Essa cautelar não gera restrição ao patrimônio do réu e não altera as circunstâncias fáticas, apenas registra os fatos para servirem como provas.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Processual Civil no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/345
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Thiago Leal de Oliveira.pdf279.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.