Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/347
Título: A importância do planejamento tributário nas concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica
Autor(es): Gonçalves, Ed Wilson Antonio
Orientador(es): Meira, Liziane Angelotti
Palavras-chave: Planejamento Tributário;Lucro Real;Lucro Presumido
Citação: GONÇALVES, Ed Wilson Antonio. A importância do planejamento tributário nas concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica. Brasília, 2011. 56f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Este trabalho expõe uma abordagem especifica e comparativa das opções de tributação voltadas para as concessionárias do serviço público de distribuição de energia elétrica de pequeno e médio porte. Levanta-se a hipótese sobre qual é a estrutura mais econômica e a menos dispendiosa para essas empresas no mercado em que atuam. No referencial teórico, apresentam-se os delineamentos do tema, e em seguida a teorização dos conceitos gerais sobre a importância do Planejamento Tributário no ambiente empresarial brasileiro. Identifica-se a distinção entre evasão e elisão fiscal, e os incentivos fiscais. Finalmente, a apresentação de duas possibilidades de enquadramento para estas empresas: O Lucro Real e o Lucro Presumido, e suas formas de apuração dos impostos e contribuições sociais. Para o estudo de caso são utilizadas informações hipotéticas, a fim de demonstrar a utilidade do Planejamento Tributário, que pode ser uma ferramenta eficiente para redução da carga tributária e conseqüente aumento dos resultados econômicos e financeiros das empresas.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Tributário e Finanças Públicas, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/347
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Ed Wilson Antonio Gonçalves.pdf350.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.