Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3490
Título: O processo estrutural e a crise prisional em meio à pandemia de COVID-19: análise de caso das decisões da vara de execuções penais do DF
Autor(es): Monteiro, Thaís Kristine Oliveira
Orientador(es): Ribeiro, Bruno André Silva
Palavras-chave: Processo estrutural;Execução penal;Sistema prisional;COVID-19
Editor: IDP/ EAB
Citação: MONTEIRO, Thaís Kristine Oliveira. O processo estrutural e a crise prisional em meio à pandemia de COVID-19: análise de caso das decisões da vara de execuções penais do DF. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo busca analisar a eficácia da adoção do modelo de demandas estruturais na execução penal, principalmente referente às pessoas privadas de liberdade em meio a pandemia da COVID-19, tendo em vista que as omissões estatais acarretam em violação de direitos fundamentais em massa. Para tanto, fez-se o uso de revisão bibliográfica, do exame de jurisprudências, análise de decisões proferidas no âmbito da execução penal e de consultas a sítios eletrônicos de instituições oficiais e de organizações relacionadas ao tema. Assim, verificou-se que a adoção de mecanismos que atendam o processo estrutural viabiliza a diminuição dos impactos da disseminação do vírus da COVID-19 nos presídios e, por outro lado, concluiu-se que a adoção de demandas que atendem litígios individuais em detrimento dos coletivos, acarreta na supressão de direitos dos que estão aprisionados.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3490
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Thais Kristine Oliveira Monteiro.pdf463.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.