Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3582
Título: Apontamentos teóricos e jurisprudenciais sobre a reserva de administração no âmbito do poder normativo das agências reguladoras
Autor(es): Mendes, Pedro Gonçalves
Orientador(es): Monteiro Neto, José Trindade
Palavras-chave: Separação de poderes;Princípio da legalidade;Poder normativo das agências reguladoras;Reserva de administração;Regulação;Agências reguladoras;ADI 4874;ADI 5501
Editor: IDP/EAB
Citação: MENDES, Pedro Gonçalves. Apontamentos teóricos e jurisprudenciais sobre a reserva de administração no âmbito do poder normativo das agências reguladoras. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a literatura acadêmica e as decisões acerca do poder normativo das agências reguladoras e a sua extensão no ordenamento jurídico atual. Para melhor desenvolvimento do tema, tratamos de discorrer sobre os princípios da separação de poderes e da legalidade, a fim de entender o que levou à criação das agências reguladoras e como essas entidades se compatibilizam com esses princípios. Na sequência, aprofundamos na doutrina para compreender como a literatura acadêmica entende o poder normativo das agências reguladoras. Em seguida, falamos sobre a reserva de administração, mais especificamente no âmbito das agências reguladoras, tendo em vista que essas concepções permeiam a doutrina mais recente de direito regulatório, principalmente após a ADI nº 5.501, sendo esta decisão o objeto do último capítulo do trabalho, no qual analisamos como o STF vem enxergando o poder normativo das agências reguladoras.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3582
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ PEDRO GONÇALVES MENDES _2020 .pdf334.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.