Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3740
Título: Lei do feminicídio e a qualificação do homicídio contra a mulher nos casos de ocorrência por questões de gênero: violação ao princípio da isonomia?
Autor(es): Maciel, Cristiane Corrêa de Paula
Palavras-chave: Feminicídio;Desigualdade de gênero;Princípio da igualdade
Editor: IDP/ EAB
Citação: MACIEL, Cristiane Corrêa de Paula Maciel. Lei do feminicídio e a qualificação do homicídio contra a mulher nos casos de ocorrências por questões de gênero: violação ao princípio da isonomia? 2017. 57 f. Monografia (Especialização em Direito Público). Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
Resumo: Este estudo é direcionado pelo seguinte questionamento: quais os aspectos que envolvem a Lei n. 13.104/2015, Lei do Feminicídio, que incluiu no Código Penal o homicídio contra mulheres por questões de gênero e a violação do princípio da isonomia? O objetivo geral consiste em analisar os aspectos que envolvem a Lei n. 13.104/2015, Lei do Feminicídio, que incluiu no Código Penal o homicídio contra mulheres por questões de gênero e a violação do princípio da isonomia. Como metodologia, utilizou-se de uma pesquisa dogmática, que consiste em estudo metódico e sistemático das normas vigentes de um determinado ordenamento, ordenando-as segundo princípios e tendo em vista a sua interpretação e aplicação. Utilizando-se, também, da pesquisa bibliográfica, buscando-se em livros, revistas e sites especializados no assunto o embasamento teórico necessário ao estudo. No que diz respeito à Lei do Feminicídio foi verificado neste estudo que ela foi criada com o intuito de reduzir o número de homicídios de mulheres no Brasil, se configurando como um número crescente nos últimos anos, todavia, o estudo não pode verificar a eficiência da lei, já que ainda não existem estatísticas de homicídios de mulheres no Brasil, se configurando como um número crescente nos últimos anos, todavia o estudo não pode verificar a eficiência da lei, já que ainda não existem estatísticas de homicídios contra mulheres após publicação da lei. Ao final do estudo foi possível concluir que a Lei do Feminicídio em nada fere o princípio da igualdade, tendo em vista que a mulher encontra-se em posição de vulnerabilidade social, dada a desigualdade de gênero histórica.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3740
Aparece nas coleções:Outras Especializações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristiane Corrêa de Paula Maciel.pdf2.97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.