Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3742
Título: A falta de legitimidade na escolha do suplente de senador
Autor(es): Santos, Edivaldo Rocha dos
Orientador(es): Costa, Alessandro Rodrigues da
Palavras-chave: Suplência de Senador;Constituições;Poder Legislativo;Sociedade e legitimidade
Editor: IDP/ EAB
Citação: SANTOS, Edivaldo Rocha dos. A falta de legitimidade na escolha do suplente de senador. 2016. 29 f. Artigo (Especialização em Direito Eleitoral) Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo questionar a forma de escolha dos suplentes de Senador, tendo em vista que os mesmos são alçados ao poder sem passarem pelo crivo popular. São senadores sem voto, portanto, sem legitimidade para o desempenho do mandato. Analisou-se ainda, como as constituições brasileiras abordaram a suplência senatorial desde a Constituição de 1891 até a Constituição de 1988. Traçou-se as características marcantes do instituto da suplência e concluiu-se com destaque a alguns projetos recentes de emendas à Constituição e que apresentam alternativas para corrigir as distorções na forma de escolha da suplência de Senador.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3742
Aparece nas coleções:Outras Especializações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edivaldo Rocha dos Santos.pdf1.33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.