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Título: Avaliação do desempenho como instrumento para o crescimento individual e organizacional no âmbito TCE-GO
Tipo: Artigos acadêmicos
Autor(es): Mota, João Paulo
Rivera, Carmen Eleonora Botovchenco
Palavras-chave: Gestão de pessoas;Avaliação de desempenho;Desenvolvimento contínuo;TCE-GO
Data do documento: Mar-2017
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: RIVERA, Carmen Eleonora Botovchenco. Avaliação do desempenho como instrumento para o crescimento individual e organizacional no âmbito TCE-GO. 2022. 29 f. Artigo acadêmico (Pós-graduação em Controle Externo e Governança Pública), Instituto Brasileiro, de Ensino, Desenvolviemnto e Pesquisa, Goiânia, 2017.
Resumo: A Gestão de Pessoas nas organizações vem sofrendo constante transformação ao longo da história da administração. Hoje se sabe que esta é uma área que vai muito além do Departamento de Recursos Humanos, já que as pessoas estão presentes em todos os níveis da organização e são peças estratégicas dentro das mesmas. No entanto, na Administração Pública ainda temos muitas reclamações quanto ao atendimento aos usuários dos serviços e encontramos diversas barreiras (inclusive legislativas) para o desenvolvimento de pessoal qualificado. Pelo seu caráter protecionista, segundo Chiavenato (2008), a legislação que regula as relações humanas no serviço público mostra-se inadequada e as práticas utilizadas, inibidoras do espírito empreendedor dos servidores. Deve-se propiciar formas para que o conhecimento individual se desenvolva para contribuir com os interesses coletivos, agregando valor aos serviços prestados pelos órgãos públicos. Ferramentas como a avaliação de desempenho ajudam em parte a incentivar os servidores a buscar uma performance satisfatória para o interesse público em troca de recompensa financeira. Contudo, o desafio está em efetivar na instituição o princípio da eficiência através desta avaliação, motivar os servidores a buscar o desenvolvimento contínuo, unindo os objetivos individuais aos institucionais e ir além da progressão na carreira. Diante do exposto, este artigo tem como objetivo discorrer sobre Avaliação de Desempenho no Serviço Público e o desafio para que ela seja (no âmbito do TCE-GO) uma ferramenta de desenvolvimento que vai além de atender aos requisitos da lei 19.362/16 para a concessão das progressões vertical e horizontal dos servidores de carreira.
Management of human resources in organizations has been undergoing constant changes throughout History. We now know that this is an area that goes far beyond the Human Resources Department, since people are present at all levels of every organization and are key components within them. However, in Public Administration there are still many complaints from the end users of public service and one finds several barriers (including legislative) for the development of qualified personnel. Because of its protectionist nature, according to Chiavenato (2008), the legislation that regulates human relations in the public service is inadequate and the practices in use inhibit the entrepreneurial spirit of the servers. It is necessary to provide ways so that individual knowledge develops and helps to contribute to collective interests, aggregating value to the services provided by public agencies. Tools such as performance appraisal partly help to encourage servants to seek satisfactory performances towards the public interest in exchange for financial rewards. However, the challenge is to put in practice the principle of effectiveness in the institution using this evaluation, to motivate the employees to seek continuous development, tying their individual objectives to the institutional ones and to think beyond mere career progression. In view of the above, this article aims to discuss Performance Evaluation in the Public Service and the challenge for it to become (within the framework of TCE-GO) a development tool that goes beyond meeting the requirements of Law 19.362 / 16 for vertical and horizontal progression of career servers.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3753
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