Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3756
Título: Razões para implantar a conta única no estado de Goiás
Autor(es): Mateus, Sidney Euzebio
Orientador(es): D'Abadia, Bruno Magalhães
Palavras-chave: Conta única;Tesouraria;Rendimentos;Arrecadação;Pagamento;Gestão financeira;Programação financeira
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: MATEUS, Sidney Euzebio. Razões implantar a conta única no estado de Goiás. 2022. 32 f. Artigo de especialização (Finanças Públicas e Administração Orçamentária). Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Goiânia, 2017.
Resumo: O diagnóstico da atual situação da gestão financeira do Estado de Goiás permite concluir que a implantação da CUTE propiciará ao governo beneficiar-se de todas as principais vantagens de um sistema de conta única. Os recursos se encontram dispersos em diversas contas, algumas das quais não são remuneradas para o Estado. A CUTE permitirá melhor gestão da tesouraria, com a obtenção de melhores rendimentos financeiros devido à realização de aplicações financeiras em montantes consolidados. Adicionalmente o Estado se beneficiará de rendimento sobre valores que hoje se mantêm disponíveis sem qualquer rendimento. As melhorias operacionais também são expressivas. Verificou-se que é expressivo o volume de atividades manuais de conciliação de contas bancárias, controles em processos manuais e emissão de guias de receita para apropriação de recursos recebidos mediante depósitos bancários. A implantação da CUTE propiciará ampla automatização dos procedimentos, liberando um contingente expressivo de pessoas, hoje dedicadas a tais tarefas, para a execução de trabalhos mais nobres e de maior complexidade. A CUTE também propiciará maior transparência sobre o volume de recursos disponíveis no Estado, com destaque para os montantes de livre aplicação, separados daqueles pertencentes aos municípios ou destinados a vinculações específicas. Detalhará também em tempo real os montantes que se encontram à disposição da Tesouraria e aqueles mantidos sob guarda de outros órgãos e entidades.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3756
Aparece nas coleções:Outras Especializações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SIDNEY EUZEBIO MATEUS_2017.pdf416 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.