Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3757
Título: O uso de análise de dados do sistema geo-obras do Tribunal de Contas do Estado de Goiás como suporte para escolha de objetos de fiscalização em auditorias governamentais
Tipo: Monografia de especialização
Autor(es): Oliveira, Odilon Cavallari de
Silva, Sérvio Túlio Teixeira e
Palavras-chave: Obras;Controle externo;Fiscalização;Tomada de decisão
Data do documento: 2017
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: SILVA, Sérvio Túlio Teixeira e. O uso de análise de dados do sistema geo-obras do Tribunal de Contas do Estado de Goiás como suporte para escolha de objetos de fiscalização em auditorias governamentais. 2022. 51 f. Monografia de especialização (Controle externo e governança pública) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Goiânia, 2017.
Resumo: O uso da análise de dados para gerar informações que permitam tomar decisões de maneira menos subjetiva e aleatória é fruto da atividade de inteligência. Este trabalho pretendeu verificar se análises a partir dos dados contidos no Sistema GeoObras do Tribunal de Contas do Estado de Goiás são capazes de fornecer informações relevantes para seleção de objetos e ações de controle externo, objetivando a atuação dessa Corte no exercício da fiscalização da administração pública no âmbito de obras e serviços de engenharia. Para tanto, foi aplicado o método proposto pelo Tribunal de Contas da União a partir de indicadores pré- selecionados. Assim, foram obtidos resultados capazes de nortear a tomada de decisão de ações de controle de maneira mais objetiva.
Intelligence activity uses data analysis to generate information that allows decisions to be made in a less subjective and random way. This work aimed to verify if analyzes from the data contained in the Geo-Obras System of the Tribunal de Contas do Estado de Goiás are able to provide relevant information for selection of objects and actions, aiming at the Court's performance in the exercise of controlling the Public administration concerning works and engineering services. For this purpose, the method proposed by Tribunal de Contas da União was applied based on pre-selected indicators. Thus, results that are capable of guiding the decision making of control actions in a more objective way were obtained.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3757
Aparece nas coleções:Outras Especializações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SÉRVIO TÚLIO TEIXEIRA E SILVA_2017.pdf1.45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.