Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/390
Título: Outorga de autorização da exploração aeroportuária.
Autor(es): Cordeiro, Moisés Rubbioli
Orientador(es): Silveira, Marilda de Paula
Palavras-chave: Direito Aéreo, Brasil;Exploração Aeroportuária, Brasil;Exploração Aeroportuária, Regulamentação
Citação: CORDEIRO, Moises Rubbioli. Outorga de autorização da exploração aeroportuária. Brasília, 2012. 79f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente estudo tem como foco propor um modelo jurídico para o instituto da autorização da exploração aeroportuária em razão da ausência da regulamentação do artigo 21, inciso XII, alínea “c” da Constituição Federal de 1988. Tal instituto está previsto nas legislações ordinárias desde 1986 - Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA (Lei n.º 7.565/86), mas jamais foi regulamentado. O setor aeroportuário ressente-se de um modelo mais simplificado de exploração, que contemple serviço seguro aos usuários e segurança jurídica aos investimentos privados. Neste sentido, a precariedade e a discricionariedade tradicionalmente atribuída ao instituto da autorização pela doutrina clássica foi aqui criticada e revista. O modelo proposto assenta-se em premissas de exploração pela iniciativa privada, em regime jurídico de direito público, de natureza declaratória, vinculada e voltada ao interesse público.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Administrativo no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/390
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Moises Rubbioli Cordeiro.pdf1.17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.