Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/393
Título: A viabilidade jurídica da empreitada integral como ferramenta de participação competitiva das empresas estatais no setor elétrico.
Autor(es): Mendes, Andrei Braga
Orientador(es): Vieira, Hector Luís Cordeiro
Palavras-chave: Sociedade de Economia Mista;Setor Elétrico, Brasil;Administração Pública;Empresa Pública;Contrato
Citação: MENDES, Andrei Braga. A viabilidade jurídica da empreitada integral como ferramenta de participação competitiva das empresas estatais no setor elétrico. Brasília, 2012. 69f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Nesta monografia, analisa-se inicialmente, ainda que de forma breve, a evolução da intervenção do Estado no domínio econômico, a fim de se chegar à configuração jurídica das empresas públicas e sociedades de economia mista. Após, enfoca-se a atuação destas no modelo atual do setor elétrico brasileiro, no qual predomina a competitividade. Como ponto central do estudo, tem-se o exame da viabilidade jurídica da utilização da empreitada integral como ferramenta eficiente para execução de contratos administrativos, principalmente aqueles relacionados à transmissão de energia elétrica. Finalmente, são abordados, ainda, os aspectos exigidos pela legislação em vigor para viabilização das contratações públicas no regime de empreitada integral - os aspectos técnicos e econômicos que tornam recomendável, no caso do setor elétrico, a utilização da empreitada integral. O objeto do presente trabalho, deste modo, mostra-se de suma importância para a chamada Administração Pública Empresarial e para o próprio Direito Administrativo, visto que se torna insubsistente o conhecimento puro e simples das normas jurídicas sem a devida análise de sua aplicação prática, bem como de sua conformação à realidade.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito da Regulação no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/393
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Andrei Braga Mendes.pdf355.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.