Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/396
Título: A arbitragem nas sociedades de economia mista: análise do posicionamento do Tribunal de Contas da União.
Autor(es): Mendes, Daphnee Etchebehere de Souza Pinto Braga
Orientador(es): Furquim, Dulce Donaire de Mello e Oliveira
Palavras-chave: Arbitragem;Tribunal de Contas da União;Sociedade de Economia Mista;Regulação;Administração Pública
Citação: MENDES, Daphnee Etchebehere de Souza Pinto Braga. A arbitragem nas sociedades de economia mista: análise do posicionamento do Tribunal de Contas da União. Brasília, 2012. 60f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A arbitragem é um método heterocompositivo para a solução de conflitos de interesse, por meio do qual as partes conflitantes buscam em uma terceira pessoa, de sua confiança, a solução imparcial do litígio, sem a necessidade de intervenção do Poder Judiciário. A presente monografia objetiva realizar uma análise do entendimento atual do Tribunal de Contas da União a respeito do instituto da arbitragem, visando fomentar as discussões jurídicas a respeito de sua aplicação no âmbito das sociedades de economia mista. Na análise, buscou-se abranger as características e vantagens do método arbitral de solução de divergências, a legislação de regência e os posicionamentos adotados na doutrina e jurisprudência dos tribunais superiores quanto à adoção do método arbitral no âmbito dos contratos celebrados pela Administração Pública, seja direta ou indireta. Após o cotejo dos diversos pontos em estudo, restou demonstrado que os principais óbices apresentados pelo Tribunal de Contas da União para sustentar a inviabilidade da arbitragem no âmbito dos contratos celebrados pelas sociedades de economia mista são passíveis de superação pelos argumentos apontados na doutrina e na jurisprudência, abrindo-se, assim, a possibilidade de revisão do entendimento da Corte de Contas.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito da Regulação no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/396
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Daphnee Etchebehere de Souza Pinto Braga Mendes.pdf264.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.