Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4052
Título: “Insider trading” no Brasil: uma análise dos julgamentos administrativo e penal e suas repercussões em controladores, administradores, acionistas e externos
Autor(es): Melo, Leonardo Freire de
Orientador(es): Athayde, Amanda
Palavras-chave: Insider trading;Governança corporativa;Persecução administrativa contra-insider;Persecução penal contra-insider
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: MELO, Leonardo Freire de. “Insider trading” no Brasil: uma análise dos julgamentos administrativo e penal e suas repercussões em controladores, administradores, acionistas e externos. 2022. 109 f. Monografia (Graduação em Direito). - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho analisa diversos julgamentos administrativos da CVM em que se apurou eventual uso de informação privilegiada por parte dos administradores, controladores, sócios minoritários, e terceiros. A partir disso, estudou-se aspectos importantes das companhias de capital aberto, fazendo relação entre o conflito de agências com o insider trading, levando em consideração o novo modelo de Governança Corporativa, que visa equilibrar os conflitos existentes entre esses agentes. Ao verificar que a persecução administrativa ao crime do uso de informação privilegiada tem sido insuficiente analisamos alguns casos julgados pela Justiça Federal nos quais percebemos a necessidade de mudança nos métodos de julgamento, na persecução criminal realizada pelo Ministério Público, e a por fim, a necessidade de eventual aprimoramento legislativo, visando maior efetividade no combate ao uso de informação privilegiada, como mecanismo de incentivo e credibilidade aos interessados em investir em companhias de capital aberto.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4052
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_LEONARDO MELO_G_2017.pdf1.27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.