Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4072
Título: A natureza jurídica do Crime de Responsabilidade sob o enfoque das competências Legislativas estabelecidas na Constituição Federal de 1988
Autor(es): Lopes, Edvaldo Evangelista
Orientador(es): Pinheiro, Victor Marcel
Palavras-chave: Natureza jurídica;Crimes de responsabilidade;Competêncais legislativas;Qualificação
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: LOPES, Edvaldo Evangelista. A natureza jurídica do Crime de Responsabilidade sob o enfoque das competências Legislativas estabelecidas na Constituição Federal de 1988. 2022. 88 f. Monografia (Graduação em Direito). - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2018.
Resumo: A natureza jurídica do crime de responsabilidade suscita profundas discussões tanto no âmbito doutrinário, como jurisprudencial, possuindo uma forte repercussão na sociedade. Principalmente quando envolve a definição de competências legislativas. A definição de sua natureza jurídica é de fundamental importância para essa finalidade, visto que, em razão dela poderá se determinar a competência a um ou outro ente. A fim de se identificar sua verdadeira natureza jurídica deve-se adentrar em uma análise profunda do instituto, desde seus primórdios. Em conjunto com essa análise, o intérprete poderá qualificá-la sobre diversas vertentes, identificando os conflitos apresentados e aplicando técnicas especificas para solucioná-los. Premissas essas que, quando são levadas ao Judiciário, não são empregadas em sua plenitude, o que acarreta em uma interpretação deficiente ou até mesmo na construção de uma decisão de forma que a torne constitucional. A pesquisa pretendeu analisar essa natureza jurídica em sua profundidade, estabelecendo meios que auxiliem o intérprete neste árduo trabalho, como a qualificação, a identificação de conflitos e meios de solução que minimizem sua subjetividade, visando determinar a competência ao ente realmente competente para legislar sobre a matéria.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4072
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EDVALDO LOPES_GRADUACAO_2018.pdf927.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.