Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4114
Título: A fixação de indenização por danos extrapatrimoniais individuais decorrentes das relações de trabalho sob a ótica do princípio da reparação integral e dos critérios do art. 223-g da CLT
Autor(es): Lopes, Isabela do Couto Ribeiro
Orientador(es): Porto, Noemia Aparecida Garcia
Palavras-chave: Dano extrapatrimonial;Reforma trabalhista;Reparação integral do dano;Dignidade da pessoa humana
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: LOPES, Isabela do Couto Ribeiro. A fixação de indenização por danos extrapatrimoniais individuais decorrentes das relações de trabalho sob a ótica do princípio da reparação integral e dos critérios do art. 223-g da CLT. 2023. 68 f. Monografia (Graduação em Direito) — Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
Resumo: Diante do crescente número de demandas na justiça do trabalho envolvendo pretensão reparatória por danos extrapatrimoniais nos últimos anos e da introdução nas normas celetistas de capítulo próprio destinado ao tratamento do dano pela reforma trabalhista, o presente estudo se propôs a analisar, sob uma leitura constitucional, decisões selecionadas dos Tribunais Regionais da 3ª, 5ª, 8ª, 12ª e 18ª Regiões e do TST. O objetivo deste exame foi inspecionar como a aplicação dos doze incisos do art. 223-G da CLT têm participado da difícil tarefa do poder judiciário de oferecer respostas que contemplem com a máxima efetividade as lesões a bens imateriais, especialmente no dever do julgador de explicitar o raciocínio jurídico desenvolvido na identificação e na valoração da ofensa. O presente trabalho concluiu, após toda pesquisa teórica e prática e a análise qualitativa das 23 decisões separadas no recorte temporal dos anos de 2021 e 2022, que a aplicação dos critérios prefixados pelo 223-G da CLT isolada das singularidades fáticas não atende a contento a elucidação do raciocínio jurídico despendido para a estipulação do dano, que a perseguição de critérios objetivos aprioristicamente não consubstancia a efetiva reparação, já que o poder judiciário, ao decidir sobre essas questões, tem a si imposta a função de aliar o exame do sofrimento experimentado concretamente em uma demanda com a resposta judicial, na qual, apesar de válido o arbitramento, não poderia o julgador apresentar uma resolução que representaria uma completa relativização.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para conclusão da graduação em Direito do Instituto Brasiliense de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4114
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ISABELA DO COUTO RIBEIRO LOPES_GRADUACAO DIR_2022.pdf25.2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.