Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/428
Título: O direito social à saúde e os limites de sua concretização pelo Poder Judiciário. À luz do atual entendimento do Supremo Tribunal Federal no Agravo Regimental na Suspensão de Tutela Antecipada nº 175.
Autor(es): Santos, Isabel Luiza Rafael Machado dos
Orientador(es): Schäfer, Jairo Gilberto
Palavras-chave: Direito à Saúde;Assistência Médica;Poder Judiciário;Supremo Tribunal Federal
Citação: SANTOS, Isabel Luiza Rafael Machado dos. O direito social à saúde e os limites de sua concretização pelo Poder Judiciário. Brasília, 2012. 72f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A presente monografia tem como tema central a possibilidade, os limites e parâmetros de concretização pelo Poder Judiciário do direito à saúde, apresentando-se o dilema entre o dever de prestação do direito fundamental à saúde e a condição financeira do país. A saúde, indissociavelmente ligada à vida, compõe parcela do mínimo existencial, sendo direito de todos e dever do Estado. No entanto, para concretização desse mister, inevitável torna-se a alocação de recursos materiais e humanos, demandando a inevitável prestação do direito pelo Poder Público, condicionada à disponibilidade de recursos orçamentários. Todavia, importante reconhecer que o direito à saúde, assim como o direito à vida, é valor essencial ao homem, devendo ser, indiscutivelmente, preservado pelo Estado, em todas as suas esferas de atuação. Por tais razões, analisado o caso concreto, estaria o Estado em qualquer vertente legitimado a assegurar o direito social, ainda que para garantir o mínimo existencial.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Administrativo no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/428
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Isabel Luiza Rafael Machado dos Santos.pdf566.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.