Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/429
Título: A tecnologia e o poder de polícia administrativa de trânsito: estudo de caso do recurso especial 759.759-DF.
Autor(es): Sampaio, Maria Luiza da Cunha
Orientador(es): Souza Júnior, Antonio Humberto de
Palavras-chave: Poder de Polícia;Polícia de Trânsito;Recurso Especial
Citação: SAMPAIO, Maria Luiza da Cunha. A tecnologia e o poder de polícia administrativa de trânsito: estudo de caso do recurso especial 759.759-DF. Brasília, 2012. 50f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Estudo do caso do Recurso Especial 759.759-DF, sob a perspectiva da lei, doutrina e jurisprudência. O tema desenvolvido nesse trabalho, a esfera de atuação da tecnologia para lavratura dos autos das infrações de trânsito, gira em torno da seguinte problemática: Quem é competente para a lavratura do Auto de Infração de Trânsito: o agente ou a máquina? Se for o agente, quais são os requisitos desse Auto? Se for a máquina, qual o procedimento a ser adotado? Foi legal a decisão do Superior Tribunal de Justiça durante o julgamento do Recurso Especial? Se tiver sido ilegal, onde está a ilegalidade? Qual é a causa da insatisfação social com o emprego de tecnologia no poder de polícia administrativa de trânsito? É indispensável o uso da tecnologia? ? A legislação está conseguindo atender o seu objetivo de conter o particular no trânsito? Se não, quais seriam as alternativas à disposição do Estado? Para responder aos questionamentos a pesquisa faz uma breve reconstrução sobre a história do Poder de Polícia, seus conceitos, elementos estruturantes, classificação dos atos do Poder de Polícia, a legalidade aplicável ao Poder de Polícia Administrativa de Trânsito, processo administrativo do Poder de Polícia de Trânsito, menciona as jurisprudências dominantes sobre o tema e analisa o Recurso Especial 759.759-DF.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Administrativo no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/429
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Maria Luiza Cunha Sampaio.pdf262.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.