Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4379
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamos, José Luiz-
dc.date.accessioned2023-05-18T19:40:45Z-
dc.date.available2023-05-18T19:40:45Z-
dc.date.issued2009-
dc.date.submitted2023-
dc.identifier.citationRAMOS, José Luiz. Lei de improbidade administrativa: o caso dos agentes públicos que exercem função com prerrogativa. 2023. 51 f. Monografia (Especialização em Direito Público) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4379-
dc.description.abstractA presente pesquisa aborda a não aplicação da Lei de Improbidade Administrativa aos agentes públicos que exercem função com prerrogativa, tais como: magistrados, agentes políticos, membros do Ministério Público, membros dos Tribunais de Contas da União e dos Estados, dentre outros. No decorrer do trabalho restarão explicitadas as razões para a ocorrência de tal situação, muito embora a Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa) traga em seu corpo que se aplicará a todos os agentes públicos. No entanto, observou-se interessante discussão a cerca da aplicação ou dessa norma para os citados agentes. O trabalho traz extensa citação de jurisprudência, na qual se baseou para justificar as afirmações ao longo da pesquisa, o que possibilitou a tomada de posicionamento frente ao tema. De antemão, antecipa-se o posicionamento a favor da não incidência da norma aos agentes públicos que exercem função com prerrogativa, vez que a estes se aplica outra norma para verificação dos crimes, não de improbidade administrativa, mas sim, de responsabilidade, tal qual preconizado pela Constituição Federal.pt_BR
dc.description.abstractThis research addresses the lack of implementation of improbity Administrative Law to public officials who exercise power to function, such as judges, politicians, members of the prosecutors, members of the Courts of Accounts of the Union and the States, among others. During the work left out the reasons for the occurrence of such a situation, although the Law No. 8.429/92 (Law of Administrative improbity) bring in your body that will apply to all public officials. However, there was interesting discussion about the application of this standard or to the said agents. The work brings extensive citation of case law, which relied to justify the statements along the search, which has taken the opposite position of the subject. In advance, if the pre-positioning for the incidence of non-standard to public officials who exercise power to function, since they apply different standards for verification of the crimes, not administrative dishonesty, but of responsibility, as recommended by the Federal Constitution.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasiliense de Direito Públicopt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.subjectLei de Improbidade Administrativapt_BR
dc.subjectAgentes políticospt_BR
dc.subjectLei nº 8.429/92pt_BR
dc.subjectConstituição Federalpt_BR
dc.titleLei de improbidade administrativa: o caso dos agentes públicos que exercem função com prerrogativapt_BR
dc.typeTese de mestradopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
Aparece nas coleções:Outras Especializações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_JOSÉ LUIZ RAMOS_Especialização_2009.pdf443.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.