Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4409
Título: A “reserva do possível” como mitigador dos direitos fundamentais
Autor(es): Coutinho, Raquel Safe de Matos
Orientador(es): Gontijo, André Pires
Palavras-chave: Reserva do possível;Direitos Fundamentais;Limitação
Editor: Instituto Brasiliense de Direito Público
Citação: COUTINHO, Raquel Safe de Matos. A “reserva do possível” como mitigador dos direitos fundamentais. 2023. 38 f. Monografia (Especialização em m Direito Constitucional) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2009.
Resumo: Monografia sobre a problemática da utilização do argumento da “reserva do possível” como simples desculpa para a não efetivação dos direitos fundamentais O reconhecimento dos direitos fundamentais é fato que não se pode negar. Tema recorrente nesse campo é a limitação desses direitos. Esses direitos podem demandar, por vezes, apenas o não agir do Estado para manutenção de determinado direito, mas, também, podem requerer uma ação estatal, uma prestação. Sob esse aspecto, sua efetividade diante de fatores como a disponibilidade de recursos é questão tormentosa que desafia os aplicadores do direito e que tem sido chamada de “reserva do possível”. A partir da delineação do conceito desse instituto, o trabalho se desenvolve na tentativa de definir parâmetros para a utilização da “reserva do possível”.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4409
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_RAQUEL SAFE DE MATOS COUTINHO_Especialização_2009.pdf323.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.