Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4527
Título: A responsabilização administrativa dos consultores jurídicos em razão dos atos praticados pelos gestores públicos da União
Autor(es): Silva, André Vilanova da
Orientador(es): Gontijo, André
Palavras-chave: Direito Administrativo;Ato Administrativo;Tribunal de Contas da União;Sanções administrativas
Editor: Instituto Brasiliense de Direito Público
Citação: SILVA, André Vilanova da. A responsabilização administrativa dos consultores jurídicos em razão dos atos praticados pelos gestores públicos da União. 2023. 57 f. Monografia (Especialização em Direito Público) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2009.
Resumo: A identificação das hipóteses nas quais o Tribunal de Contas da União pode responsabilizar, em âmbito administrativo, os consultores jurídicos em razão dos pareceres jurídicos que emitem para subsidiar ações de gestores públicos é um tema de grande importância para o resguardo do erário e para o trato da res pública. Essa responsabilização, a qual deve estar amparada em critérios específicos, decorre da necessidade de serem coibidas práticas contrárias aos princípios da legalidade, de moralidade administrativa, mediante as quais os consultores jurídicos emitires pareceres ou atestam situações notadamente contrárias ao ordenamento legal e ao entendimento jurisprudencial dominante. Para a identificação destas hipóteses foi realizado um estudo preliminar de aspectos inerentes à administração pública e aos atos administrativos. Na seqüência foi realizada uma análise de decisões do Supremo Tribunal Federal e da Corte de Contas que tratam desse tema. Por fim, foram apresentados os tipos de sanções que podem ser apostas aos consultores jurídicos na hipótese de serem responsabilizados por suas manifestações.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4527
Aparece nas coleções:Outras Especializações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_André Vilanova da Silva_Especialização_2009.pdf478.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.