Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4533
Título: nálise da compatibilidade entre o conceito de ato administrativo complexo e os contornos jurídicos dados pelo STF ao registro do ato de concessão de aposentadoria, reforma e pensão
Autor(es): Leite, Sandro Grangeiro
Orientador(es): Pôrto, Inês da Fonseca
Palavras-chave: Contornos jurisprudenciais;Concessão de aposentadoria;Ato administrativo complexo;Tribunal de Contas da União
Editor: Instituto Brasiliense de Direito Público
Citação: LEITE, Sandro Grangeiro. Análise da compatibilidade entre o conceito de ato administrativo complexo e os contornos jurídicos dados pelo STF ao registro do ato de concessão de aposentadoria, reforma e pensão. 2023. 192 f. Monografia (Especialização em Direito Público) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2009.
Resumo: Para atingir o objetivo desse estudo, que consiste em verificar a compatibilidade entre os contornos jurisprudenciais dados ao registro do ato de concessão de aposentadoria, reforma e pensão e o conceito de ato administrativo complexo. Em razão de as deliberações do TCU serem impugnáveis, pela via do mandado de segurança, diretamente perante o STF, há diversos precedentes do Pretório Excelso tratando do tema. Entretanto, a natureza jurídica do registro não é o objeto principal dos debates judiciários, pois o STF se debruça sobre problemas concretos. Na fundamentação de suas decisões, a Corte Suprema construiu um conceito para o mencionado registro, para, a partir daí, extrair consequências jurídicas e dirimir os casos submetidos a sua apreciação.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4533
Aparece nas coleções:Outras Especializações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_SANDRO GRANGEIRO LEITE_Especialização_2009.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.