Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4721
Título: Precedentes do Supremo Tribunal Federal sobre a incidência do ICMS nas operações de leasing internacionall
Autor(es): Pinho, Gustavo Nunes de
Palavras-chave: Arrendamento Mercantil;Importação;Circulação jurídica;ICMS
Editor: Instituto Brasiliense de Direito Público
Citação: PINHO, Gustavo Nunes de. Precedentes do Supremo Tribunal Federal sobre a incidência do ICMS nas operações de leasing internacional. 2023. 24 f. Monografia (Especialização em Teoria Geral do Direito Público) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2008.
Resumo: O presente trabalho busca entender o posicionamento do Supremo Tribunal Federal no tocante à incidência do ICMS nos contratos de Arrendamento Mercantil Internacional. Para tal, compararemos os Acórdãos prolatados nos autos do RE 206.069, relatado pela Ministra Ellen Gracie, onde entendeu-se pela incidência do ICMS, com o RE 461.968, relatado pelo Ministro Eros Grau, onde a Corte manifestou-se pela impossibilidade da tributação pelo ICMS dos contratos de leasing internacional. A metodologia de pesquisa a ser adotada é de estudo de caso, tendo em vista que esta melhor se adéqua ao objetivo do presente trabalho.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4721
Aparece nas coleções:Outras Especializações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_GUSTAVO NUNES DE PINHO_Especialização_2008.pdf94.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.