Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4733
Título: A legitimidade do Ministério Público para investigação criminal
Autor(es): Azevedo, Luiz Carlos de
Palavras-chave: Ministério Público;Investigação criminal;Tribunais superiores
Editor: Instituto Brasiliense de Direito Público
Citação: AZEVEDO, Luiz Carlos de. A legitimidade do Ministério Público para investigação criminal. 2023. 93 f. Monografia (Especialização em Direito Penal) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Cuiabá, 2010.
Resumo: A proposta deste trabalho e refazer uma nova leitura sobre a possibilidade, do ponto de vista jurídico bem como das recentes decisões dos Tribunais Superiores, do Ministério Público ter legitimidade para proceder com a investigação criminal. Com uma análise minuciosa dos principais pontos levantados pelas duas correntes que dividem os juristas, passando pelos aspectos históricos da investigação criminal, seus antecedentes mais relevantes, sobre a regência dos procedimentos investigatórios fixados no Código de Processo Penal de 1941 e, posteriormente, sob a égide da moderna Constituição Federal de 1988, como também os fundamentos de ordem princípio-lógicos e políticos, haja vista que nenhum outro tema provocou uma movimentação popular e institucional tão forte quanto a possibilidade ou não de uma investigação criminal realizada pelo acusador público brasileiro, em razão de que atualmente, na dinâmica da sociedade, afloram diversas formas de criminalidade, o que de per si exige uma demanda maior, complexa e eficiente da atividade persecutória penal.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4733
Aparece nas coleções:Outras Especializações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_LUIZ CARLOS DE AZEVEDO_Especialização_2010.pdf289.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.