Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/723
Título: Tecnologia no poder judiciário e celeridade processual.
Autor(es): Oliveira, Ana Carolina Ribeiro de
Orientador(es): Fuck, Luciano Felício
Palavras-chave: Poder Judiciário;Celeridade Processual;Tecnologia da Informação;Processo Eletrônico
Citação: OLIVEIRA, Ana Carolina Ribeiro de. A natureza jurídica da penhora e a execução fiscal administrativa. Brasília, 2012. 71f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A presente monografia tem por objeto estudar a influência e utilização da tecnologia pelo Poder Judiciário para garantir que o processo judicial tenha razoável duração, em atenção ao que determina a Constituição Federal. Faz-se uma retrospectiva, partindo dos primeiros normativos que, ainda que minimamente, já previam a utilização de alguma forma de tecnologia para conferir maior celeridade ao trâmite do processo judicial, passando pela chamada Lei de Informatização do Processo Judicial (LIP) ou Lei do Processo Eletrônico – Lei 11.419/2006 – abordando a suas principais contribuições e alterações, chegando até o Plenário Virtual, utilizado pelo Supremo Tribunal Federal para julgamentos, em ambiente eletrônico, da repercussão geral de Recursos Extraordinários e, mais recentemente, para julgamento do mérito de alguns processos. Aponta também as vantagens e os desafios decorrentes da utilização da tecnologia pelo Poder Judiciário, em especial àqueles advindos da adoção do processo judicial eletrônico, sendo feita tal avaliação à luz dos princípios constitucionais da razoável duração do processo, do acesso à justiça, da publicidade, do devido processo legal e da ampla defesa. Por fim, cita algumas decisões da Corte Suprema do país que acabaram por decidir questões envolvendo situações em que a tecnologia interferiu na tramitação do processo judicial. Enfim, busca analisar as diversas facetas da utilização da tecnologia em prol de uma prestação jurisdicional mais célere e, conseqüentemente, mais justa.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/723
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Ana Carolina Ribeiro Oliveira.pdf322.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.