Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/726
Título: Atuação das diversas instituições do setor elétrico brasileiro no processo de licenciamento ambiental dos empreendimentos de transmissão de energia elétrica que integrarão o sistema interligado nacional.
Autor(es): Ferreira, Débora da Costa
Orientador(es): Brandão, Ricardo
Palavras-chave: Agências Reguladoras;Licenciamento Ambiental, Brasil;Instituições do Setor Elétrico, Brasil
Citação: FERREIRA, Débora da Costa. Atuação das diversas instituições do setor elétrico brasileiro no processo de licenciamento ambiental dos empreendimentos de transmissão de energia elétrica que integrarão o sistema interligado nacional. Brasília, 2012. 55f –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Para implantação dos empreendimentos de transmissão elétrica integrantes da rede básica faz-se necessária a realização de um certame licitatório, mediante o qual será concedida a um empreendedor – sozinho ou em parceria – a prestação do serviço público de transmissão de energia elétrica. Finalizada essa etapa, o empreendedor, para que possa implantar e operar o empreendimento objeto da concessão, deverá proceder ao processo de licenciamento ambiental, o qual tem por finalidade a análise da viabilidade socioambiental do empreendimento. Não obstante a importância dessa etapa de licenciamento, verifica-se a necessidade de mitigação dos constantes atrasos na obtenção dessas licenças e dos impactos negativos que são gerados para os demais agentes do setor e para os consumidores. Dessa forma, ao longo deste trabalho será apresentada uma análise da atuação das instituições do setor elétrico no processo de licenciamento dos empreendimentos de transmissão, bem como serão propostas novas diretrizes para adequação do procedimento licitatório desses empreendimentos aos objetivos e interesses do planejamento energético.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito da Regulação no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/726
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia _Debora da Costa Ferreira.pdf1.28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.