Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/728
Título: Cidadão 2.0: as mutações da democracia brasileira, os novos contornos da liberdade de expressão e o (re)encontro do espaço público
Autor(es): Tavares, César Gandhi Barros
Orientador(es): Ximenes, Julia Maurmann
Palavras-chave: Democracia Participativa;Liberdade de Expressão;Tecnologias de Informação;Redes Sociais
Citação: TAVARES, César Gandhi Barros. Cidadão 2.0: as mutações da democracia brasileira, os novos contornos da liberdade de expressão e o (re)encontro do espaço público. Brasília, 2012. 81f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Trata-se de trabalho monográfico que objetiva esmiuçar as variáveis que envolvem a tentativa de empoderamento dos sujeitos sociais a partir da internet e, principalmente, das redes sociais. Para tanto, além do contexto histórico de desenvolvimento das tecnologias da informação, busca-se avaliar alguns movimentos internacionais, teoricamente principiados pela web, e seus desdobramentos. A análise de importante pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas – FGV fundamenta a análise do caso brasileiro com profundidade, inclusive com o estudo de grupos e de movimentos nacionais com sede no mundo virtual. A principal técnica a ser utilizada para abordar o problema é a pesquisa bibliográfica e documental, dado o caráter teórico-argumentativo do projeto. A forma de abordagem utilizada é a sócio-jurídica, isto porque é preciso estabelecer uma relação do campo do Direito e outras esferas do conhecimento, principalmente, da sociologia e da filosofia, para dar razoável resposta ao problema, o que a ciência jurídica sozinha não alcança. Com o trabalho pretende-se lançar luz sobre a possibilidade de consolidar mecanismos de uma efetiva democracia participativa por intermédio de toda a liberdade de expressão traduzida nas redes sociais, delineando seu alcance. Por certo que a praça pública agora tem sede virtual, o reconhecimento e a discussão do espaço público da atualidade contribuem para revigorar os ânimos de uma efetiva luta por emancipação social.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/728
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Cesar Gandhi Barros Tavares.pdf980.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.