Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/794
Título: A constitucionalidade da contribuição ao fundo de universalização das telecomunicações enquanto contribuição de intervenção no domínio econômico.
Autor(es): Ribeiro, Liza Fernanda Andrade Fernandes
Orientador(es): Ximenes, Julia Maurmann
Palavras-chave: Telecomunicação, Direito;Constitucionalidade;Fundo de Universalização das Telecomunicações;Domínio Econômico;Intervenção
Citação: RIBEIRO, Liza Fernanda Andrade Fernandes. A constitucionalidade da contribuição ao fundo de universalização das telecomunicações enquanto contribuição de intervenção no domínio econômico. Brasília, 2010. 69f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A presente monografia tem como objetivo analisar a constitucionalidade da contribuição ao Fundo de Universalização das Telecomunicações - Fust. Dessa forma, primeiramente, buscou-se delinear a finalidade e natureza jurídica da contribuição no domínio econômico, passando pelo fundamento da intervenção econômica para o desenvolvimento de um país. Posteriormente, tratou-se dos regimes público e privado dos serviços de telecomunicações, enfatizando o papel da universalização dos serviços de telecomunicações enquanto objetivo fundamental da República Federativa do Brasil e ressaltando, por conseguinte, a importância do Fust para alcançar tal objetivo. Foi utilizado como base do estudo a decisão do Supremo Tribunal Federal – STF no sentido de ser constitucional a cobrança de contribuições sociais no setor de mineração mesmo antes do advento da Emenda Complementar no 33/2001. Por fim, tendo por base a técnica da ponderação de princípios, a pesquisa concluiu pela constitucionalidade da contribuição ao Fust.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Tributário no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/794
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Liza Fernanda Andrade Fernandes Ribeiro.pdf328.52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.