Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/795
Título: Remuneração dos serviços públicos sob a perspectiva do Supremo Tribunal Federal.
Autor(es): Fernandes, Paolo Ricardo Dias
Orientador(es): Viana, Ulisses Schwarz
Palavras-chave: Serviço Público;Remuneração;Preço Público;Supremo Tribunal Federal;Taxa de Polícia
Citação: FERNANDES, Paolo Ricardo Dias. Remuneração dos serviços públicos sob a perspectiva do Supremo Tribunal Federal. Brasília, 2013. 46f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Com a promulgação da Constituição Federal de 1988 pode-se perceber uma nítida mudança na concepção de Estado, resultado das intensas mudanças político-sociais experimentadas a partir do processo de redemocratização que se iniciou nos anos 80 e se consolidou com a Constituição de 1988. Como um dos reflexos dessa nova ordem, o Estado busca dinamizar a prestação de serviços públicos, ao tempo em que procura meios de obter receitas públicas consentâneas com uma economia de mercado. O Supremo Tribunal Federal, por tal razão, no decorrer dos anos após a promulgação da Carta Magna de 1988, vem alterando os conceitos do que vêm a ser serviços tipicamente estatais ou essenciais, tanto assim que, progressivamente, vem admitindo o preço público em lugar de taxas de serviços. Em suma, busca-se no presente trabalho, investigar, na doutrina e na jurisprudência, critérios para se aferir quando há obrigatoriedade do regime tributário na remuneração de serviços públicos e quando se pode utilizar do regime contratual, o qual permite a cobrança de preços públicos sem a rigidez dos princípios limitadores da ação estatal.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Tributário no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/795
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Paolo Ricardo Dias Fernandes.pdf237.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.