Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/820
Título: Segurança pública – unificação das polícias militares, bombeiros militares e polícias civis - um enfoque na polícia militar do Distrito Federal (PMDF), do corpo de bombeiros militar do Distrito Federal (CBMDF) e da polícia civil do Distrito Federal (PCDF) - visão constitucional, história, unidades operacionais, legislação e princípios administrativos no âmbito de cada instituiçao.
Tipo: Monografia de especialização
Autor(es): Ximenes, Julia Maurmann
Anjos, Eufrosino Amador dos
Palavras-chave: Segurança Pública;Polícia Militar do Distrito Federal;Polícia Única;Bombeiro Militar do Distrito Federal
Data do documento: 6-Mai-2013
Citação: ANJOS, Eufrosino Amador dos. Segurança Pública: unificação das polícias militares, bombeiros militares e polícias civis.... Brasília, 2012. 43f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo abordar o tema da unificação das polícias militares e civil e bombeiros militares estaduais e do distrito federal, brasileiras. As organizações policiais atuam em ambientes altamente institucionalizados, nos quais, mais que a eficiência, conta o fator legitimidade. Minha pergunta não é se a eventual unificação reduzirá os índices de criminalidade, mas se aumentará a legitimidade das polícias aos olhos de quem deve legitimá-las. Diante da forma como genericamente se tem fundamento para o Estado Democrático de Direito, se tem também junto aos órgãos de segurança pública. Assim nasceu dentro das Instituições Policiais Militares e Civis o anseio de uma unificação. O tema do trabalho a ser apresentado foi escolhido por tratar-se de matéria de estudo de vários anos, junto as Policiais Militares dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal de acordo com anteprojeto pré-existente de autoria de Juvenal Marques Ferreira Filho1. Tendo em vista que o autor está matriculado no curso de pós-graduação lato sensu em direito constitucional pela Escola de Direito do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), tratar-se de um servidor público policial militar do Distrito Federal, na graduação de subtenente, graduado em tecnologia em segurança e ordem pública pela Faculdade Católica de Brasília, em despertar interesse no tema apresentado tendo em vista tratar-se de assunto de relevância nacional.Existe interesse dentro do quadro político e social para a unificação das policias militares e civis de acordo com a PEC 102/2011 do Senado Federal e de autoria do Senador Blairo Maggi2. Em decorrência do tema muito discutido entre autoridades públicas e civis, oficiais e praças das policiais militares, governadores de estado, secretários de segurança, ministério público, ministério da justiça, etc, a discussão está contida em várias matérias publicadas na internet, bibliotecas e projetos.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/820
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Eufrosino Amador dos Anjos.pdf333.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.