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dc.contributor.advisorXimenes, Julia Maurmann
dc.contributor.authorGianasi, Anna Luiza de Castro.
dc.date.accessioned2013-05-23T17:17:53Z
dc.date.available2013-05-23T17:17:53Z
dc.date.issued2013-05-23
dc.date.submitted2013
dc.identifier.citationGIANASI, Anna Luiza de Castro. A extensão na sala de aula: reflexões sobre a aplicabilidade da metodologia da problematização como instrumento de promoção da cidadania. Brasília, 2013. 53f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.idp.edu.br/123456789/828
dc.descriptionMonografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo debater a importância do desenvolvimento de práticas de extensão em sala de aula com vistas ao aprimoramento da cidadania dos atores envolvidos no processo de aprendizagem. A partir do esclarecimento quanto à abrangência da educação, reconhecidamente mais ampla que o ensino (a primeira vertente do tripé sobre o qual a universidade deve ser edificada), foram analisados alguns aspectos afetos à sala de aula (campo no qual o ensino jurídico é prioritariamente oferecido) e à extensão universitária (a segunda das vertentes). À luz da teoria do poder simbólico de Pierre Bourdieu e das práticas de ecologia de saberes sugeridas por Boaventura de Souza Santos, buscou-se evidenciar a necessidade de a educação jurídica lançar o seu olhar para os reais problemas enfrentados pela sociedade e assumir a responsabilidade que lhe é ínsita de ajudar na construção de soluções consensuais e legítimas. As experiências democráticas a serem ‘re’construídas em sala de aula, mediante, por exemplo, a adoção da metodologia da problematização, parece ser uma solução provisoriamente adequada para aproximar os saberes e potencializara atuação cidadã desses atores, que, não raro, por desconhecerem suas habilidades,banalizam o poder que titularizam.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.subjectEnsino Jurídicopt_BR
dc.subjectExtensão Universitáriapt_BR
dc.subjectEnsino, Direitopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleA extensão na sala de aula: reflexões sobre a aplicabilidade da metodologia da problematização como instrumento de promoção da cidadania.pt_BR
dc.typeTese de mestradopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
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