Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/829
Título: A inconstitucionalidade da exigência do recebimento definitivo, pela administração pública, como termo inicial do prazo da alinea "a" do inciso XIV do artigo 40 da Lei n. 8.666/93.
Autor(es): Leite, Humberto Barbosa da Silva
Palavras-chave: Licitação;Contrato;Lei 8.666/93;Administração Pública;Adimplemento;Inconstitucionalidade
Citação: LEITE, Humberto Barbosa da Silva. A inconstitucionalidade da exigência do recebimento definitivo, pela administração pública, como termo inicial do prazo da alinea "a" do inciso XIV do artigo 40 da lei n. 8.666/93. Brasília, 49f. 2013. – Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A atual interpretação dada à alínea “a” do inciso XIV do artigo 40 da Lei nº 8.666/93 é inconstitucional. A norma extraída do primeiro texto formulado era que o termo inicial para a Administração Pública efetuar o pagamento dos seus contratos, em prazo não superior a 30 (trinta) dias, fosse após o período de aferição feito pela Administração. No entanto, lei posterior a modificou a expressão “período de aferição” para “data final do período de adimplemento”. O Legislador modificou o texto, e, consequentemente, a norma. O termo inicial não é mais após a aferição, e sim após o último dia previsto em edital, ou contrato, para que o contratado cumpra suas obrigações sem que esteja em mora. Ou seja, a Administração tem 30 (trinta) dias, do termo inicial informado acima, para o pagamento, e esse termo inicial não se confunde com o recebimento provisório, ou com o definitivo. Os demais prazos legais previstos para que a Administração forneça o recebimento definitivo são prazos próprios dela, que não podem atingir o contratado. Entendimento diverso ofende os princípios da eficiência, impessoalidade, igualdade, finalidade, supremacia do interesse público, e do equilíbrio econômico-financeiro; e ainda reduz a competição, e a possibilidade de alcançar a proposta mais vantajosa.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/829
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Humberto Barbosa da Silva Leite.pdf265.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.