Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/831
Título: Os limites da regulação no setor de transporte ferroviário brasilieiro.
Autor(es): Katahira, Celso Yuiti
Orientador(es): Nascimento, Carlos Fernando do
Palavras-chave: Serviço Público, Regulação;Agências Reguladoras, Transporte Ferroviário;Regulação, Poder de Polícia;Regulação, Controle
Citação: KATAHIRA, Celso Yuiti. Os limites da regulação no setor de transporte ferroviário brasileiro. Brasília, 2013. 61f –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A reforma do Estado brasileiro nos anos 90, seguindo uma tendência internacional de mudança do perfil do Estado, de empreendedor e provedor de serviços públicos para regulador das atividades econômicas, levou à desestatização da maioria das empresas estatais e ao surgimento das agências reguladoras. No setor ferroviário, as primeiras licitações de concessão foram promovidas a partir de 1996. Em 2001 foi criada a ANTT, instituída por lei como autarquia de regime especial, com a finalidade de fiscalizar e regular os serviços públicos de transportes terrestres. As agências reguladoras gozam de autonomia e poderes típicos de Estado, tais como poder normativo, poder de polícia e poder sancionador e, portanto, devem ser definidos limites de sua atuação para o devido uso de tais prerrogativas. Insere-se neste contexto a discussão da nova modelagem de concessões ferroviárias, assim como a necessária convergência da atuação da ANTT e das estatais VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. e a recém-criada EPL – Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito da Regulação no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/831
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Celso Yuiti Katahira.pdf933.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.