Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/836
Título: Desconstruindo o direito sob a ética da conciliação: a experiência da câmara de conciliação e arbitragem da Administração Federal - CCAF.
Autor(es): Costa, Helena Dias Leão
Orientador(es): Carvalho, Alexandre Douglas Zaidan de
Palavras-chave: Conciliação, Processo Civil;Arbitragem;Administração Pública;Solução de Conflitos;Advocacia Geral da União
Citação: COSTA, Helena Dias Leão. Desconstruindo o direito sob a ética da conciliação: a experiência da câmara de conciliação e arbitragem da Administração Federal - CCAF. Brasília, 2012. 52f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A presente monografia pretende realizar uma pesquisa de direito processual e administrativo sobre as vantagens do procedimento conciliatório, sob a perspectiva de abertura e desconstrução do Direito. A priori, serão traçadas considerações gerais sobre os meios alternativos de solução de conflitos. Após, por meio da pesquisa dogmática e instrumental, e da técnica bibliográfica, pretende-se explicitar alguns pensamentos de Jacques Derrida e sua teoria da desconstrução do Direito, descrita na obra “Força de Lei”. Em seguida, almeja-se analisar os contornos da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal, órgão integrante da Advocacia-Geral da União, especialmente quanto aos seus objetivos, seu procedimento e seus resultados. Dois casos concretos resolvidos por meio de procedimento conciliatório serão trabalhados. No intuito de exemplificar conceitos e dogmas jurídicos em transformação, serão analisados dois princípios, o da eficiência e o da indisponibilidade do interesse público. Espera-se com o presente trabalho uma reflexão sobre o direito na perspectiva da transformação e a possível aplicação da ideia de desconstrução e abertura do direito no procedimento conciliatório conduzido pela Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Processual Civil no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/836
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Helena Dias Leão Costa.pdf432.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.