Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/847
Título: Precatórios judiciais e a extinção do crédito tributário.
Autor(es): Zampieri, Ênio
Palavras-chave: Precatórios Judiciais;Crédito Tributário;Crédito Tributário, Extinção
Citação: ZAMPIERI, Ênio. Precatórios judiciais e a extinção do crédito tributário. Brasília, 2013. 72f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Análise da possibilidade de extinção do crédito tributário mediante a apresentação de precatórios judiciais fazendo uso da analogia, recurso de integração da legislação tributária, via ajuizamento de Ação Declaratória de Compensação. Ao observar o sistema de precatórios no Brasil, vê-se que o mesmo encontra-se falido. Diante dessa situação, urge que se busque uma alternativa eficaz para minimizar a inadimplência do Poder Público em face dos direitos dos credores de precatórios. A alternativa proposta neste trabalho é a compensação tributária quando existir reciprocidade de obrigações entre o Fisco e o contribuinte, ou seja, ambos forem credores e devedores simultaneamente. A compensação tributária, no entanto, somente é permitida quando exista lei que a autorize. Na ausência de legislação expressa do ente federativo competente que autorize a compensação com precatórios, buscar-se-á na analogia jurídica a integração da legislação tributária. O Superior Tribunal de Justiça vem abrindo importantes precedentes, vez que tem admitido a nomeação de créditos de precatórios à penhora. Assim, nada mais tem permitido senão o próprio pagamento com precatórios. Igualmente ao pagamento, a compensação também é forma de extinção do crédito tributário e poderá ser utilizada para esse fim.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Tributário e Finanças Públicas no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/847
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Enio Zampieri.pdf398.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.