Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3416
Título: A crise do inadimplemento contratual
Autor(es): Araújo, Viliene Araújo de
Orientador(es): Khouri, Paulo Roberto Roque Antonio
Palavras-chave: Obrigação;Contratos;Inadimplemento
Editor: IDP/EAB
Citação: ARAÚJO, Viliene Araújo de. A crise do inadimplemento contratual. 2011. 59 f. Monografia de Especialização (Pós-graduação Lato Sensu Contratos e Responsabilidade Civil) Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: Trata-se de estudo sobre o inadimplemento da obrigação contratual. Assim, analisar o inadimplemento de uma obrigação que é estabelecida por meio de um contrato, bem como os possíveis efeitos que podem ser gerados diante do inadimplemento. Diante disso, ressalta-se que no Direito Civil este tema é de grande importância, uma vez que as obrigações, em geral, são assumidas por meio de contrato e, ainda, que é o inadimplemento desta obrigação que leva a parte prejudicada a buscar a tutela jurisdicional. (Conclusão) permitiu concluir que, para utilizar, na vida prática do advogado, os institutos do inadimplemento contratual, é necessário analisar os principais aspectos da obrigação e dos contratos, pois tal abordagem tem a finalidade de embasar o inadimplemento contratual. Por fim, a análise dos efeitos da inadimplência contratual só resta completa diante da análise do caso contrato. Assim, conclui-se que diante do inadimplemento contratual, deve priorizar a conservação contratual e, somente em último caso, a sua ruptura.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3416
Aparece nas coleções:Outras Especializações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - VILIENE ARAÚJO DE ARAÚJO.pdf298.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.