Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/127
Título: A mediação, conciliação e arbitragem no âmbito da previdência complementar no Brasil.
Tipo: Monografia de especialização
Autor(es): Jantalia, Fabiano
Angoti, Luís Ronaldo Martins
Palavras-chave: Mediação;Conciliação;Arbitragem;Conflito;Previdência Complementar;Constituição Federal, Brasil
Data do documento: 2012
Citação: ANGOTI, Luís Ronaldo Martins. A mediação, conciliação e arbitragem no âmbito da previdência complementar no Brasil. Brasília, 2011. 79f -Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente trabalho objetiva examinar a competência da Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc para promover a solução consensual de conflitos entre entidades fechadas de Previdência Complementar e entre estas e seus participantes, assistidos, patrocinadores ou instituidores. O texto aborda os sistemas de previdência no mundo, o modelo e as estruturas de regulação e supervisão da Previdência Complementar no Brasil, bem como a atuação do Estado na função de regulamentação, autorização e fiscalização do setor. Apresenta as características e princípios legais que regem esse ramo do direito previdenciário e a necessidade de que tais princípios sejam observados nos procedimentos de resolução de conflitos, haja vista a natureza jurídica que envolve a previdência privada. Trata também da legitimidade das partes interessadas em instaurar os métodos consensuais de solução de litígios, das vantagens e desvantagens de sua submissão à autarquia fiscalizadora, bem assim das hipóteses mais comuns de controvérsias no segmento. O estudo examina ainda a utilização dos meios consensuais pela administração pública, em especial o regulamento específico da Previc que regulamenta os procedimentos para o segmento, os quais constituem em um método decisório voluntário, mais rápido e eficiente em relação aopoder judiciário, colocado à disposição das partes.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Administrativo no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/127
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Luis Ronaldo Martins Angoti.pdf469.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.