Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/133
Título: A política das portas abertas nas reuniões de órgãos públicos colegiados: estudo do caso CTNBIO.
Autor(es): Freitas, Rodrigo Chaves de
Orientador(es): Pereira, Flávio Henrique Unes
Palavras-chave: Direito Administrativo;Administração Pública;Princípio Constitucional da Democracia;Princípio da Transparência;Princípio da Eficiência;Comissão Técnica Nacional de Biossegurança
Citação: FREITAS, Rodrigo Chaves de. A política das portas abertas nas reuniões de órgãos púbicos colegiados: estudo do caso CTNBIO. Brasília, 2010. 52f. - Monografia. Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Esta monografia trata do acesso da população às reuniões de órgãos públicos colegiados. É um estudo de caso em que se avalia a constitucionalidade da adoção da política de portas fechadas pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Os princípios da democracia, eficiência e transparência são os mais empregados para compreensão da atividade dos órgãos colegiados da administração publica. É utilizada a metodologia hipotético-dedutiva de abordagem. São verificados os argumentos colhidos em debate ocorrido entre membros da comissão e integrantes de movimentos sociais que desejavam estar presentes à reunião em que se discutia a liberação de uma modalidade de soja transgênica. Conclui-se, no caso analisado, que a negação à participação de interessados em assistir às reuniões da comissão é procedimento inconstitucional.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Administrativo no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/133
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Rodrigo Chaves de Freitas.pdf451.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.