Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1506
Título: O capital mínimo da empresa individual de responsabilidade limitada.
Tipo: Monografia de especialização
Autor(es): Magalhães, Eduardo Pedroto de Almeida
Palavras-chave: Empresa Individual de Responsabilidade Limitada;Capital Social Mínimo
Data do documento: 7-Jul-2014
Citação: MAGALHÃES, Eduardo Pedroto de Almeida. O capital mínimo da empresa individual de responsabilidade limitada. Brasília, 2014. 59f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente estudo se volta para a regra prevista no caput do art. 980-A do Código Civil Brasileiro, introduzido pela Lei nº 12.441/2011, que exige o aporte mínimo no valor de cem salários mínimos, devidamente integralizados, ao capital de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), por ocasião de sua constituição. Primeiro, há profunda análise sobre a constitucionalidade da norma legal. Em seguida, são apresentadas as principais controvérsias (de ordem teórica e prática) relacionadas à exigência de aporte mínimo de capital do art. 980-A. Em ambas as etapas, o autor apresenta as principais correntes doutrinárias e jurisprudenciais, sempre firmando posição, por vezes a partir de fundamentação própria. Também se procurou não perder contato, ao longo do desenvolvimento das questões teóricas, com a realidade do empreendedorismo brasileiro, e em que medida as soluções apontadas (sempre embasadas tecnicamente) poderão contribuir para tão relevante setor da economia nacional.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Advocacia Empresarial, Contratos e Responsabilidades no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1506
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Eduardo Pedroto de Almeida Magalhães.pdf254.28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.