Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1508
Título: O princípio constitucional do duplo grau de jurisdição e sua amplitude diante do foro especial por prerrogativa de função.
Autor(es): Mendonça, Patrícia de Brito
Palavras-chave: Duplo Grau de Jurisdição;Princípio Constitucional;Processo Civil, Brasil
Citação: MENDONÇA, Patrícia de Brito. O princípio constitucional do duplo grau de jurisdição e sua amplitude diante do foro especial por prerrogativa de função. Brasília, 2014. 43f. – Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente trabalho tem por escopo demonstrar que a prerrogativa de foro não fere o princípio constitucional do duplo grau de jurisdição. O inconformismo com a adoção desse instituto ficou claro na Ação Penal 470-MG, ganhando força quando se deu a condenação dos mensaleiros. Discutido no âmbito do Supremo Tribunal Federal, sobre a adequação da aplicação do instituto em matérias afetas a esfera penal, entendeu-se que em nada fere esse princípio ou qualquer outro, pois perfeitamente amoldado aquilo querido pelo legislador originário. Portanto, por mais que se tente comprovar que o julgamento da Corte de Direito Humanos, no caso Barreto Leiva X Venezuela, é semelhante ao da Ação Penal alhures mencionada e por essa razão o julgamento realizado pela Suprema Corte pode ser anulado, referida compreensão é prematura; haja vista a regra constitucional posta anteriormente.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1508
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Patricia de Brito Mendonça.pdf532.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.