Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/152
Título: O princípio da subsidiariedade como instrumento de fortalecimento do Estado federal brasileiro.
Autor(es): Soares, Diego Bandeira Lima
Orientador(es): Leoncy, Léo Ferreira
Palavras-chave: Estado Federal;Brasil;Princípio da Subsidiariedade
Citação: SOARES, Diego Bandeira Lima. O princípio da subsidiariedade como instrumento de fortalecimento do Estado federal brasileiro. Brasília, 2010. 77f. - Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O trabalho é dedicado a análise do modelo de Estado federal adotado pelo Brasil, e do princípio da subsidiariedade como meio de sanar determinadas incongruências claramente verificáveis no federalismo pátrio. O estudo, portanto, se dá dentro do Direito Constitucional e da Teoria Geral do Estado. O tipo de pesquisa utilizado foi o dogmático (instrumental), desta forma, buscou-se através da pesquisa bibliográfica, em conjunto com a verificação da legislação e jurisprudência, estruturar e desenvolver o trabalho obedecendo à ordem do mais genérico para o mais específico. Com o uso deste método restou demonstrado à importância da subsidiariedade para a reorganização das competências administrativas e legislativas do Estado federal brasileiro. A Constituição de 1988, apesar dos vários avanços nesta seara, continuou com a tendência de excessiva concentração de poderes nas “mãos” da União. Em razão disto, o princípio da subsidiariedade, que serve, dentre outras aplicações, ao propósito redistribucionista de competências dentre os diferentes níveis de poder, torna-se um valioso instrumento para a melhora da relação cidadão-governo, bem como para o maior desenvolvimento dos entes que compõem a federação brasileira. Conforme anota brilhantemente Augusto Zimmermann, o princípio da subsidiariedade “acarreta uma justificável preocupação em garantir a máxima autonomia individual, bem como a idéia de conferir à União apenas aquelas competências que não possam ser reservadas aos Estados, ou mais preferencialmente aos próprios Municípios”. Consequentemente, a atuação subsidiaria ajuda no abrandamento da pesada máquina burocrática do poder central, que tanto impede o desenvolvimento e torna a legislação ineficaz.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/152
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Diego Bandeira Lima Soares.pdf688.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.