Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/153
Título: A Intervenção do Estado na Economia.
Autor(es): Correia, Edmundo Pereira
Orientador(es): Ximenes, Julia Maurmann
Palavras-chave: Direito Econômico;Brasil;Desregulação;Privatização;Flexibilização do Direito do Trabalho;Análise Econômica do Direito;Spread Bancário
Citação: CORREIA, Edmundo Pereira. A Intervenção do Estado na Economia. Brasília, 2010. 57f. -Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A intervenção do Estado na Economia pode dar-se de maneira direta quando ele exerce atividade econômica em sentido estrito. Pode atuar indiretamente regulando o mercado e coibindo abusos. A Análise Econômica do Direito – AED pode orientar a produção legislativa no sentido de conferir efetividade aos objetivos visados pela norma. Parte-se da premissa de que os agentes econômicos buscam maximizar seus ganhos e minimizar suas perdas. Dois setores da economia brasileira são bastante regulados: o Direito do Trabalho e Inquilinato. Discute-se se a flexibilização dessas normas, mas do que uma questão ideológica, seja necessária e eficaz na obtenção do fim querido pelo legislador.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/153
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Edmundo Pereira Correia.pdf276.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.