Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1532
Título: Os efeitos da revelia nos embargos à execução.
Autor(es): Cruz, Vinícius Gustavo Martins da
Palavras-chave: Revelia;Processo de Execução;Embargos a Execução
Citação: CRUZ, Vinícius Gustavo Martins da. Os efeitos da revelia nos embargos à execução . Brasília, 2014. 57f. -Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente trabalho de monografia versa sobre a sistemática dos efeitos da revelia nos embargos à execução. Os embargos à execução é um processo cognitivo, opsoto pelo executado para tentar extinguir a execução que lhe recai. Contudo insta salientar que não há entendimento pacífico acerca da aplicação dos efeitos da revelia nos embargos, assim, pairam sobre o tema posições em sentidos contrários, de tal modo que, parcela da doutrina e da jurisprudência defende que, o embargado que não comparecer aos autos do processo de embargos à execução para apresentar contestação, dentro do prazo legal, será considerado revel, mas não sofrerá os efeitos da contumácia, tendo em vista a presunção da veracidade do título executivo. Por conseguinte, o presente trabalho tem como escopo demonstrar a possibilidade da aplicação aplicação dos efeitos da revelia, partindo do pressuposto de uma compensação de valores entre a veracidade do título executivo e ausência jurídica de contestação.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Processual Civil no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1532
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Vinicius Gustavo Martins da Cruz.pdf329.05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.