Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1595
Título: A liberdade religiosa e o ensino religioso no Brasil
Autor(es): Silva, Cristina Maria Gama Neves da
Palavras-chave: Liberdade Religiosa;Liberdade Religiosa, Brasil;Estado e Religião;Laicidade;Estado Laico;Ensino Religioso, Brasil
Editor: IDP /EDB
Citação: SIlva, Cristina Maria Gama Neves da. A liberdade religiosa e o ensino religioso no Brasil. Brasília: IDP/ EDU, 2014. 69f.- Monografia(Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O Acordo celebrado entre Brasil e Santa Sé, promulgado através do Decreto 7.107/2010, estabeleceu o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil. O seu art. 11, §1º estipulou o ensino confessional como forma de ministrar o ensino religioso no Brasil. Em face deste fato a Procuradoria Geral da República propôs perante o Supremo Tribunal Federal a Ação Direta de Inconstitucionalidade n°4.439 requerendo interpretação conforme para assentar que o ensino religioso em escolas públicas só pode ser de natureza não-confessional ou que seja declarada a inconstitucionalidade do trecho “católico e de outras confissões religiosas”. Tendo em vista esta problemática, o trabalho busca estudar o princípio da divisão entre Estado e religião e o princípio da liberdade religiosa. Sob a luz desses princípios será analisado o estudo religioso com enfoque na realidade brasileira. Ao final, o estudo tentará avaliar qual modelo deve ser utilizado para ministrar o ensino religioso no Brasil.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialização em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação LatoSensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1595
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Cristina Maria Gama Neves da Silva.pdf312.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.