Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1602
Título: Os limites da competência legislativa concorrente e a efetividade do direito fundamental do consumidor enquanto usuário de serviços públicos no âmbito do Distrito Federal.
Autor(es): Lopes Neto, Francisco
Palavras-chave: Federalismo, Brasil;Competência Legislativa, Brasil;Neoconstitucionalismo;Direito do Consumidor
Editor: IDP/EDB
Citação: LOPES NETO, Francisco . Os limites da competência legislativa concorrente e a efetividade do direito fundamental do consumidor enquanto usuário de serviços públicos no âmbito do Distrito Federal. Brasília: IDP/EDB, 2014. 56f. -Monografia (especialização). Instituto Brasiliense de direito Público.
Resumo: Este trabalho analisa algumas proposições deliberadas pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Legislativa do Distrito Federal sobre serviços públicos, juntamente com o julgamento da ação direta de inconstitucionalidade 3.322/DF, à luz do federalismo cooperativo. As relações jurídicas públicas e privadas se entrelaçaram, aproximando as figuras do usuário e do consumidor; além disso, a constitucionalização do direito permitiu a aplicação de uma hermenêutica de direito fundamental para enfrentar a atual tendência pró-federal. A ampliação da competência suplementar é a via mais apta para resguardar a autonomia da unidade federativa e para efetivar o direito do consumidor frente ao prestador do serviço público.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para a obtenção do título de especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público-IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1602
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Francisco Lopes Neto.pdf664.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.