Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1609
Título: Neoconstitucionalismo: a antecipação da tutela como mecanismo de concretização da efetividade da tutela jurisdicional
Autor(es): Oliveira, Rodrigo Gonçalves Ramos de
Orientador(es): Nunes, Jorge Amaury Maia
Palavras-chave: Neoconstitucionalismo;Tutela Jurisdicional;Tutela Antecipatória;Antecipação da Tutela
Editor: IDP/ EDB
Citação: OLIVEIRA, Rodrigo Gonçalves Ramos de. Neoconstitucionalismo: a antecipação da tutela como mecanismo de concretização da efetividade da tutela jurisdicional. Brasília: IDP/ EDB, 2011. 43f.- Monografia(Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A necessidade de a sociedade ter seus direitos tutelados de forma mais célere, consubstanciou o fundamento desta pesquisa. Os aspectos do Neoconstitucionalismo irradiam suas premissas a todos os ramos do direito e, portanto, é preciso concretizar os direitos fundamentais, em especial o direito a tutela jurisdicional efetiva. Em razão disso, há a necessidade de ter instrumentos e técnicas processuais capazes de promoverem a efetividade da prestação jurisdicional. Assim, cria-se o instituto da antecipação da tutela a qual é um dos pilares deste trabalho. Conclui-se, pois, que a antecipação da tutela judicial constitui um instrumento capaz de efetivar a pretensão do autor de modo a lhe entregar o direito pretendido, sem que esse pereça em razão da morosidade que assombra a prestação jurisdicional.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialização em Direito Processual Civil no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1609
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Rodrigo Gonçalves Ramos de Oliveira.pdf225.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.