Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1675
Título: União poliafetiva: a possibilidade ou não de reconhecimento jurídico como entidade familiar dentro do contexto atual em que se insere a familia brasileira
Autor(es): Chater, Luciana
Orientador(es): Barros, Janete Ricken Lopes de
Palavras-chave: Direito de Família;União Poliafetiva;União Estável
Editor: IDP/EDB
Citação: CHATER, Luciana.União poliafetiva: a possibilidade ou não de reconhecimento jurídico como entidade framiliar dentro do contexto atual em que se insere a familia brasileira. Brasilia:IDP/EDB, 2015. 67p. Monografia(Especialização). Instituto Brasiliende de Direito Público.
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar a questão da união estável composta por três pessoas ou mais, a chamada “união poliafetiva” ou “poliamorosa”, se esta pode ou não ser reconhecida diante dos atuais conceitos propostos pelo ordenamento jurídico e pela doutrina, dentro do Direito de Família. Para isto, será estudado, em um primeiro momento, a evolução histórica da família, para a melhor compreensão do instituto, de forma que as constantes mudanças no Direito de Família sirvam como base para o entendimento do que é família nos dias de hoje. Após, o estudo terá foco na conceituação de família através da previsão legal e constitucional, além das diferentes concepções formuladas pela doutrina. Ainda no assunto de família, serão analisadas a monogamia e poligamia. No seguimento do tema, será explicada a união estável, de forma geral, com seu breve histórico e características, além das uniões homoafetivas e as concomitantes, para, logo em seguida, tratar da união poliafetiva especificamente. A partir desse momento, será explicada a união poliafetiva, seus principais fundamentos e sua possibilidade ou não de reconhecimento pelo ordenamento jurídico, com base na análise do primado da monogamia, da afetividade e da dignidade da pessoa humana.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de especialização em Advocacia Empresarial, Contratos Responsabilidade Civil e Família, no curso de Pós-Graduação do Instituto Brasiliense de Direito Público-IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1675
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Luciana Chater.pdf541.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.