Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1677
Título: Os conceitos de sociedade "subsidiária" e sociedade "controlada", para fins de aplicação do art. 24, inciso XXIII, da lei n. 8.666/93
Autor(es): Brito, Thiago Groszewicz
Orientador(es): Silveira, Marilda de Paula
Palavras-chave: Sociedade Estatal;Sociedade Controladora;Licitações;Sociedade Subsidiária;Sociedade Comercial
Editor: IDP/EDB
Citação: BRITO, Thiago Groszewicz. Os conceitos de sociedade "subsidiária" e sociedade "controlada", para fins de aplicação do art. 24, inciso XXIII, da lei n. 8.666/93. Brasília: IDP/EDB, 2015. 86p. Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público-IDP
Resumo: O presente trabalho analisa os conceitos de sociedade “subsidiária” e sociedade “controlada”, para fins de aplicação do art. 24, inciso XXIII, da Lei n. 8.666/93. Tal dispositivo prevê hipótese de contratação direta, por meio de dispensa de licitação, por empresas públicas e sociedade de economia mista com suas subsidiárias e controladas, para aquisição ou alienação de bens, prestação ou obtenção de serviços, desde que o preço seja compatível com o mercado. Busca-se estudar qual a interpretação a ser conferida aos termos “subsidiária” e “controlada”, tendo em vista que no âmbito da Lei nº. 8.666/93 não há definição expressa de tais expressões, fato este que acarreta na necessidade de se utilizar outras normas do ordenamento jurídico pátrio para suprir tal lacuna. No entanto, dentro da legislação brasileira atual existem, ao mínimo, dois conceitos distintos de sociedade “subsidiária” e sociedade “controlada”; um de Direito Empresarial, outro de Direito Administrativo. Assim, avaliam-se as definições empresariais e administrativas dentro do contexto do art. 24, inciso XXIII, da Lei n. 8.666/93, com o intuito de saber qual das duas deve ser utilizada na hipótese de contratação direta ora em referência.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Administrativo no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público-IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1677
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Thiago Groszewicz Brito.pdf509.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.