Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1699
Título: Penalidades nos contratos administrativos e o princípio da proporcionalidade na jurisprudência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Autor(es): Furtado, Monique Rafaella Rocha
Orientador(es): Avelino, Bruno Rangel
Palavras-chave: Licitação;Contrato Administrativo;Contrato Administrativo, Penalidades;Contrato Administrativo, Princípio da Proporcionalidade
Editor: IDP/EDB
Citação: Furtado, Monique Rafaella Rocha. Penalidades nos contratos administrativos e o princípio da proporcionalidade na jurisprudência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Brasilia: IDP/EDB, 2015. 52f. - Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo a respeito das penalidades aplicáveis aos contratos administrativos, trazidas no rol do artigo 87 da Lei nº 8.666/1993, analisando precedentes judiciais emanados pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Dessa forma, buscou-se trazer um panorama geral sobre a licitação, bem como a supremacia do interesse público sobre o particular, que originam as diretrizes do contrato administrativo. Em seguida, se esmiúça a possibilidade do poder público penalizar o particular como forma de atendimento ao interesse público, além de analisar o princípio da proporcionalidade e a dosimetria das sanções. Por último se faz um levantamento jurisprudencial específico do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, a fim de conhecer em que medida as penalidades são aplicadas em atenção ao princípio da proporcionalidade, apresentando entendimentos judiciais.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Administrativo, no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público –IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1699
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Monique Rafaella Rocha Furtado.pdf455.84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.